Arquivo da categoria: Bibliotecas Públicas

Comentários e observações sobre textos e artigos analisados

Biblioteca Parque de Manguinhos

Essa semana estive na Biblioteca Parque de Manguinhos. Foi a terceira vez que estive por lá. Eu tive a mesma impressão das outras visitas. Fiquei com muita vontade de ir na  biblioteca parque lá da Rocinha também pra ver se tenho a mesma sensação…

Veja bem, eu já sofri uma vez ou outra preconceito por ser da terra dos primos. A cara e o cabelo não negam. 😉 Mas o preconceito que eu percebo lá na biblioteca de Manguinhos obviamente não é desse tipo. É algo assim: “o que vc tá fazendo aqui se vc não faz parte da comunidade!??” “eu hein, vc fala tudo certinho e usa fone de ouvido!” hsiuahsuiahsiuahsiuahsiua!! Tipo assim, tava escrito na testa das pessoas hahahahah!!

Não, agora falando sério…Convenhamos, normal isso né…Resumindo mal e porcamente é o clássico morro versus asfalto…Agora, eu não esperava a mesma postura dos funcionários…Gente a biblioteca é pública! Ok, claro que foi construída e destinada a comunidade e palavras bonitas blá blá blá palavras bonitas blá blá blá…Mas peraí! Não dá pra restringir o seu público a Manguinhos! Não dá pra contribuir com esse preconceito mútuo insano de “eu sou patricinha/mauricinho e não gosto de pobre/favelado” “eu sou pobre/favelado e não gosto de patricinha/mauricinho” pelo amooooor! Muito old school isso!! Ridículo demais isso!! Uma biblioteca pública tem que oferecer os seus serviços com base na igualdade de acesso para todos!! Mesmo que isso seja praticamente impossível no Brasil…O que não dá é ajudar a fazer exatamente o contrário! Achar que “gente de fora não vai dá certo aqui”.

Eu espero que, sei lá, seja uma visão errada minha, uma coincidência de fatos…Não gostei nada da ideia da biblioteca parque ser SÓ de Manguinhos, voltada SÓ pra Manguinhos, divulgada intencionalmente SÓ para a comunidade de Manguinhos… :/

 

@polamariaa

Deixe um comentário

Arquivado em Bibliotecas Públicas, Notas

Investimentos em bibliotecas

Mais uma matéria da Biblioo:

http://biblioo.com.br/bibliotecas-que-receberam-mais-investimentos/

Sempre fico de cara ao relembrar que os investimentos recebidos por essas bibliotecas públicas aqui no Rio de Janeiro são, além da FBN, do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura. Nunca entendi isso. Eu sempre acabo me perguntando: Afinal, como pode o Ministério da Educação não estar envolvido num programa como esse!?? Como pode o MEC “só” aparecer na mídia para explicar os problemas do ENEM?? Como pode um país ter tão poucos recursos para a Educação?? e uma coisa vai emendando na outra…

Eu torço muito para que esses programas como, por exemplo, as Bibliotecas Parque ultrapassem as barreiras de uma “obra eleitoreira” e sigam adiante firmes e fortes!!

Agora…não posso deixar de dizer que a BPERJ é a menina dos meus olhos!!! Ela está fechada para reforma desde antes do início da minha graduação. Depois de ler as palavras da Vera Saboya minhas expectativas que já eram grandes, agora são gigantes!!! *.*

@polamariaa

Deixe um comentário

Arquivado em Bibliotecas Públicas

Marketing em bibliotecas

Mais uma matéria interessante da Biblioo:

http://biblioo.com.br/marketing-em-bibliotecas/

O embate instituições públicas vs. lucro sempre vem a tona.

Afinal, porque é tão difícil enxergar o marketing em organizações sem fins lucrativos???

E olha…essa matéria parece até que foi feita por um BiGUI, não??

 

@polamariaa

 

Deixe um comentário

Arquivado em Bibliotecas Públicas, Marketing

Metodologia

A princípio seriam duas livrarias e duas bibliotecas públicas para um estudo de caso. Eu acho muito pouco tempo, então talvez seja apenas uma de cada.

A proposta é realizar uma pesquisa de campo. Observar e aplicar entrevistas semi-estruturadas nos ambientes.

Está difícil a escolha das bibliotecas e livrarias…

Candidatas:

 Biblioteca Popular Municipal João Ribeiro (Olaria e Ramos)

Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis (Botafogo)

Biblioteca Parque de Manguinhos

1 Livraria Saraiva Megastore (qual?) 

1 Livraria da Travessa (qual?)

 

Fora do compromisso do estudo de caso, eu estou pensando em visitar também a Biblioteca de São Paulo (conhecida como biblioteca do Carandiru) e uma Livraria Cultura. Aquela da Av. Paulista é um sonho!! *.* 

E eu nem preciso dizer porque eu não vou na Livraria Cultura aqui do Rio, né…rs

 

@polamariaa

Deixe um comentário

Arquivado em Bibliotecas Públicas, Livrarias